BIOGRAFIA

Fernando Mendes dedica-se profissionalmente ao som desde 2004.

Realizou a formação como técnico de produção de áudio na escola ISAM em Montemor-o-novo. Na Universidade de Évora frequentou o curso de Engenharia de Recursos Hídricos e depois o curso de Engenharia Informática. Já dedicado à área da música, sua vocação, lecionou a disciplina de Física do Som na escola profissional “Ofício das artes” em Montemor-o-novo.

Desde 2003 operou mais de 1000 concertos ao vivo por vários países europeus como Portugal, Espanha, França, Holanda, Suíça, Bélgica, Alemanha e Checoslováquia: em auditórios, salas pequenas ou festivais de música. 

Operou concertos de vários géneros musicais, desde clássico (orquestras e câmara), Folk, Jazz, Blues, Rock, Flamenco, Experimental, Pop, e Metal. Trabalhou com artistas reconhecidos no panorama português e internacional, por exemplo, a  Orquesta do Sul, NaragoniaAdiafaVitorino, Camané,  Camané, Pedro Mestre e Surma, Process of Guilt, Adolfo Luxúria Canibal, e muitos outros . É técnico residente na Sociedade Harmonia Eborense (SHE).

Operou concertos em festivais como o Andanças, Festival Islâmico de Mértola, Festival de Músicas de Mundo do Sines, Festa do Avante, ou Vagos Metal. Também operou conferências em locais como o CCB (Lisboa), FEA (Évora), Fundação de Serralves (Porto), ou na Cidade do Futebol (Oeiras, Federação Portuguesa de Futebol).

Em relação à sua especialização em produção de áudio, tem feito misturas de som em diversos discos, desde música tradicional (Andanças, Pé de Xumbo), rock (Capote Fest, Black Bass, SHE), ou metal (Process of Guilt).  Grava e produz som para vídeos e documentários, como “Os patrimónios da sociabilidade” (CIDEHUS-Univ. Évora).

O qué faço?

Operador de som

Mistura de áudio

Gravações de som

Traduções para português

Edição de video

Webmaster

Trabalhos anteriores

Técnico de som freelancer
(2018 – 2021)
Operação de equipamentos de áudio. Sociedade Harmonia Eborense (Évora), Pé de Xumbo (Évora), Ficha Tripla (Montemor-o-novo), Lj Audio (Aldeia da luz), HB produções (Mértola), Corval Som (Reguengos de Monsaraz).

Gravação de som para filmes e documentários
(2017-2020)
Documentários do ciclo: “Memórias do Tempo” – As sociabilidades, I e II (CIDEHUS -Universidade de Évora)/ Rossella Piccinno/ Zon North Canyon by Garret McNamara.

Professor da disciplina de Física do som
(2015 – 2017)
Ofício das Artes – Associação para o ensino, formação e desenvolvimento de atividades artísticas. Montemor- o-novo. Preparação das aulas, docência, desenho da estrutura modular da disciplina, produção dos testes de avaliação. Montemor-o-Novo, Évora, Portugal.

Técnico de som freelancer
(2015-2018)
Montagem e operação de equipamentos de áudio. Sociedade Harmonia Eborense (Évora), Pé de Xumbo (Évora), Ficha Tripla (Montemor-o-novo), Lj Audio (Aldeia da luz), HB produções (Mértola), Moraudio (Montemor-o-novo), Audex (Évora).

Tradutor para português

(2019-2021)
Tradução de espanhol para português: Livro Womagis artigos científicos ; legendagem de films (FCAT Ventana-Janela).

Sound Engineer freelancer
(2004-2015)
Mixing consoles operation in Portugal: Sociedade Harmonia Eborense (Évora), Audex (Évora).

See more at Ciencia Vitâe

Fernando Mendes  durante o ensaio de som da banda Process of Guilt  em Portalegre no CAEP – Quina das beatas, Portugal, 2012.